terça-feira, 26 de abril de 2011

Níveis de proteína no sangue podem sinalizar risco de diabetes em crianças


Redução dos níveis sanguíneos de uma proteína que ajuda a controlar a inflamação pode ajudar a detectar precocemente crianças em risco de diabetes tipo 1. É o que defendem pesquisadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.
Resultados da pesquisa mostram que níveis do antagonista do receptor da interleucina-1, ou IL-1ra, podem ajudar a determinar quais crianças podem vir a desenvolver diabetes.
Para o estudo os pesquisadores avaliaram os níveis sanguíneos de IL-1ra em crianças sendo seguidas de perto porque seus genes a colocam em risco para o diabetes tipo 1. Eles também avaliaram ratos diabéticos sem IL-1ra para ver como a deficiência de proteína afeta a função imune e a destruição das células beta da ilhota produtoras de insulina.
"Queremos saber se podemos usar os níveis de IL-1ra para identificar as crianças que em breve vão desenvolver a doença e, em seguida, usar inibidores da IL-1 para evitar que a doença se desenvolva", disse o bioquímico Sharad Purohit.
IL-1ra ajuda a reduzir a inflamação e evidências preliminares sugerem que baixos níveis preveem que a inflamação está aumentando e o sistema imunológico vai atacar as células produtoras de insulina.
Inibidores de IL-1 já são usados para tratar artrite reumatoide, doença na qual a inflamação destroi as juntas. Ensaios clínicos estão em andamento para avaliar se o inibidor pode deter a destruição das células da ilhota que ocorre no diabetes tipo 1.
Embora reconhecendo que o uso do inibidor pode melhorar o resultado do diabetes tipo 1, os cientistas querem saber se ele também pode ser usado preventivamente.
IL-1ra concorre com o seu homólogo IL-1beta para o receptor da IL-1. No diabetes tipo 1, o promotor de inflamação IL-1beta parece estar ganhando. "É um equilíbrio, é uma competição", disse o pesquisador Jin-Xiong She. "Há sempre um equilíbrio entre a produção e a destruição de células beta e qualquer processo que possa alterar esse balanço pode empurrar o paciente a doenças ou ajudá-lo a se recuperar. Neste caso, acreditamos que saber o balanço está errado pode realmente ajudar a prevenir a doença."
O diabetes tipo 1 geralmente aparece na puberdade conforme o sistema imunológico do corpo inexplicavelmente se volta contra as células produtoras de insulina do pâncreas. Até o momento, os primeiros sintomas ocorrem como aumento do apetite em face da perda de peso significativa.

Fonte: iSaúde.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...