sábado, 26 de março de 2011

Diabetes I e II: Qual a diferença?

Eis o segundo de uma série de três posts sobre Diabetes. O primeiro, "Diabetes Mellitus: Quando suspeitar?" pode ser conferido nas postagens anteriores ou clicando no link. O último, sobre quais são as complicações mais temidas e como prevení-las será postado amanhã. Não deixe de ler.

O que é Diabetes já foi explicado. Mas existe dois tipos: o tipo I (insulino-dependente) e o tipo II (não insulino-dependente). O primeiro está associado à uma confusão genética no Sistema Imunológico, fazendo com que este ataque as células Beta (células produtoras de insulina), localizadas nas ilhotas de Langerhans, no Pâncreas. Com essa agressão, o indivíduo não consegue sintetizar e secretar insulina de forma eficaz. Ainda na infância/adolescência podem ser notados os sintomas elucidados no post anterior, por isso, também se conhece este tipo como Diabetes infantil ou juvenil. Estima-se que apenas 1 em cada 20 pessoas tenha esta forma de apresentação.

O segundo tipo, antes chamado de "não insulino-dependente", agora é chamado de Diabetes Tardio. Seu mecanismo é baseado na teoria de que uma diminuição na resposta dos receptores de glicose presentes no tecido periférico à insulina leva ao fenômeno de resistência à mesma. Portanto, está correto raciocinar que o indivíduo tem níveis normais ou até acima dos normais de insulina circulante. O grande problema é que toda essa insulina não é suficiente para mobilizar a glicose para dentro da célula. Com o passar do tempo, toda essa sobrecarga sobre as células Beta resulta em falência na produção da insulina. Os motivos que induzem essa resistência estão associados à péssimos hábitos de vida e alimentares como: sedentarismo, obesidade, alimentação a base de fast-foods, refrigerantes e outros. O uso crônico de alguns fármacos (glicocorticóides) também pode estar relacionado. A incidência está concentrada à partir da quarta década de vida, por isso também é chamada de Diabetes do adulto.

E fica o alerta: nunca é tarde para fazer prevenção. Bons hábitos alimentares e a prática correta de atividades físicas é fundamental. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...