terça-feira, 25 de setembro de 2012

12 hábitos para ter um sono tranquilo


Ter um sono tranquilo é essencial para manter a saúde em dia. Veja algumas dicas para garantir esses benefícios e ter uma vida mais saudável

  1. Durma sempre no mesmo horário todos os dias.
  2. Mantenha-se no peso adequado, pois com o excesso de peso as chances de apresentar ronco e apneia (falta de respiração durante o sono) são maiores.
  3. Evite alimentos como café, guaraná, energéticos, alguns refrigerantes e chás mate, preto e verde, pois possuem cafeína que é um estimulante e pode provocar insônia.
  4. Cuidado com medicamentos que contenham cafeína. Eles poderão tirar o seu sono.
  5. Consuma chás. Os chás de ervas (menos mate, preto e verde) ajudam a relaxar, mas não devem ser ingeridos muito quentes.
  6. Evite beber muito líquido antes de dormir, pois inevitavelmente precisará ir ao banheiro.
  7. Evite o cigarro e o álcool. O álcool pode agravar casos de ronco e apneia, já que provoca o relaxamento dos músculos da traqueia.
  8. Prefira comidas leves antes de dormir, pois facilitam a digestão. Evite a ingestão de comidas gordurosas como frituras em geral e o consumo de grandes quantidades de alimentos antes de dormir.
  9. Prefira se exercitar durante o dia, pois no período da noite pode atrapalhar o seu sono.
  10. Caso o sono não apareça, levante-se e tente fazer alguma outra atividade relaxante que não seja assistir a televisão (a claridade e o barulho prejudicam o sono tranquilo).
  11. Se estiver preocupado com alguma coisa escreva num papel, isso tem o intuito de relaxar e deixar os problemas “de lado”.
  12. Mantenha o seu colchão, o travesseiro e a roupa de cama em boas condições para que o momento do sono seja de pleno relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...