segunda-feira, 28 de março de 2011

A Fórmula CORRETA para perder peso!

A obesidade é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, como uma epidemia mundial. Mas nem todos são obesos. Alguns apenas têm um pouco de sobrepeso, outros apenas "quilinhos à mais". Mas, como perder de forma adequada e sem drogas, esse "excesso"?

Em primeiro lugar, o cálculo mais conhecido para mensurar seu estado nutricional é o Índice de Quetelet (ou simplesmente Índice de Massa Corporal, o IMC). Porém, ele não é o mais exato, mas pode ser utilizado para estimar em qual estado o indivíduo se encontra. Em segundo lugar, a autocrítica pode - se realizada de forma saudável, sem excessos - ser relevante nesse processo.
"O índice de Quetelet (ou IMC) é calculado à partir da seguinte formula: IMC = Peso/(Altura x Altura), sendo o Peso medido em kg e a Altura aferida em cm."
 

Para entender como perder peso de forma saudável, faz-se necessário compreender como se ganha. Tudo o que é ingerido tem uma determinada quantidade de calorias. Cada indivíduo possui um gasto calórico médio diário, que pode variar de acordo com seu estilo de vida. Considerando um gasto calórico de 2500kcal/dia, temos:
a) Se ingerir 2500 kcal, o peso não varia, pois não há um acúmulo do excedente;
b) Se ingerir acima de 2500 kcal, pode aumentar o peso, pois haverá um depósito da energia excedente, geralmente nos adipócitos ou células de gordura;
c) Se ingerir abaixo de 2500 kcal seu peso pode reduzir, pois passará e transformar suas reservas em energia, diminuindo o volume dentro das células de gordura.

Mas existe alguns fatos a considerar:
I - É possível alterar seu consumo calórico diário através da elevação de sua taxa metabólica. Isso pode ser realizado através da prática de atividades físicas regulares (para deixar de ser sedentário, aproximadamente 150min semanas de atividade física aeróbica como caminhada sem excessos, divididos em 5 sessões de 30min), alimentação adequada (comer em pequenas quantidades, aproximadamente 5 ou 6 vezes ao dia), ingerir muita água (de preferência gelada) e diversos outras formas, que podem ser conferidas procurando-se um médico ou outros profissionais da saúde como educadores físicos e nutricionistas;

II - Não é recomendada a diminuição de peso superior a 1kg por semana, pois pode haver proteólise, fato prejudicial à saúde;
III - Cada 7700 kcal correspondem, aproximadamente, a 1kg;
IV - O jejum não é benéfico à saúde e muito menos efetivo na diminuição de peso;
V - Quanto à alimentação, o ideal é a reeducação alimentar ao invés de períodos esporádicos de dietas hipocalóricas;
VI - Seu consumo calórico diário pode ser calculado pela seguinte fórmula, apenas de forma aproximada:
Fórmula de Harris e Benedict: para  Homens = 66,5 + (13,8 x peso) + (5 x estatura) – (6,8 x idade) / para Mulheres = 665,1 + (9,6 x peso) + (1,9 x estatura) – (4,7 x idade)
VII - Relembrar mais uma vez que esse consumo pode variar bastante, de acordo com suas atividades.

Existem formas mais específicas de progredir com hábitos saudáveis visando a diminuição de peso. Sempre procure assistência médica para realizar de forma segura e específica.


*Lembrando que este post é apenas para informação. Se realmente quiser reeducar seus hábitos, sempre procure assistência de profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...