sábado, 16 de abril de 2011

Comprovado: O uso contínuo da Cannabis é um fator de risco para desordens psicóticas






A Cannabis é a droga ilícita de uso mais comum em todo o mundo, principalmente entre os adolescentes. Freqüentemente, uma associação com doença mental - em particular, desordens psicóticas - lhe é atribuída. Existem três tipos: Cannabis sativa, Cannabis indica e Cannabis ruderalis. A primeira é a principal. À partir dela, são produzidas a maconha e o haxixe. Em alguns poucos países - destaque para os países baixos - seu comércio em pequena escala é permitido, bem como o consumo. No Brasil, o cultivo, produção, comercialização e consumo são proibidos.

Uma pesquisa recente (publicada em Março de 2011 no British Medical Journal) realizou um estudo prospectivo de segmento de 10 anos observando o uso continuado de Cannabis e sua interferência na incidência e prevalência de sintomas psicóticos. Os dados são de 1923 indivíduos com idades entre 14 e 24 anos. O uso da Cannabis e os sintomas psicóticos foram observados em três momentos: no início, em T2 (3,5 anos) e em T3 (8,4 anos).

Os resultados da pesquisa chamam atenção. A incidência dos sintomas aumentou em 31% no primeiro período (início - T2) e em 14% no segundo período (T2 - T3). Esses valores são significativos sob o ponto de vista metedológico. A conclusão é de que o uso de Cannabis representa um risco para o desenvolvimento dos sintomas psicóticos e seu uso continuado pode aumentar a incidência dos sintomas e estabelecer um impacto na persistência desses.

Na verdade, as suspeitas já são antigas. Além de toda essa interferência citada acima, existem outras suposições ainda sem comprovações científicas suficientes (decréscimo da memória, letargia). Esse artigo é muito bom para refutar o argumento de que "uma erva natural não pode te prejudicar". Os danos estão surgindo e principalmente de ordem neurológica. É ilegal, é nocivo e sustenta toda uma situação social precária por trás, sem mencionar o suporte à violência.



13 comentários:

Anônimo disse...

isso eh RIDICULO!

Anônimo disse...

Nãao sabem oqe falam!

Anônimo disse...

eu nao falo por falar, eu preucuro me informa , e por isso que eu digo 'legali-ze gandha'. . .

Anônimo disse...

Nao sabem oq falam mesmo, se soubessem nao iriam dzier q sustenta a violencia, pois se tiver um pé em ksa nao está sustentando o tráfico!!

LEGALIZA BRASIL _\|/_

Direito Cannabico disse...

Ridiculo mesmo !
Pode ler :
http://direito4e20.blogspot.com/
e depois screve merda dessa !

Anônimo disse...

Nunca vi ninguém prejudicar alguém ou morrer por fazer uso da cannabis...

Anônimo disse...

Não se pode pegar casos isolados e generalizar. Não se pode ter realmente precisão nesses estudos, os efeitos são subjetivos, como se pode associar doenças mentais ao uso, sendo que não se sabe como aquele indivíduo seria se não fumasse. Portanto, cada um fala o que quer, muitas vezes têm argumentos convincentes. Mas a verdade é que a cmaconha não faz mal assim, e não é ilegal pela preocupação a saúde do povo não, porque se fosse assim, o álcool seria proibido, o cigarro, comidas fast-food, e várias outras coisas, hábitos, que são maléficos para a saúde.

Anônimo disse...

kkk q idiota q escreveu isso.. como já foi dito, essas pesquisas tem resultados q n dao pra generalizar.. meu irmao pobre por sua ignorancia tadinho.. associar a maconha com problemas mentais de psicose.. pode ate ser que o uso prolongado/demasiado venha a dar merda em alguns casos, mas n podes generalizar. Bob Marley era psicótico? o dono da apple, Steve Jobs, que já declarou publicamente q fuma seu cigarro de maconha todo dia,certamente tbm n é se n jamais conseguiria gerenciar uma das maiores impresas de computacao do mundo.
Voce é um pobre ignorante q tira conclusoes preciptadas de um artigo q nem os proprios autores tiveram essa conclusao eu aposto, idiota.--'
quer falar q maconha da merda na cabeca? Assista ao documentario the bussines behind getting high. lá vc verá q a maconha é um tratamento comprovadamente(talvez o mais)eficaz contra a esclerose multipla.. nesse documentario tbm sao desvendados varios outros mitos.. bem interessante.
enfim.. meu irmao a unica coisa q posso dizer pra vc é, VAI ESTUDAR FDP _/_
LAGALIZA PORRA! proibir é mta burrice =/

Anônimo disse...

1900 pessoas dificilmente dão um resultado subjetivo, camadara? O resultado é claro, o uso aumenta o número de incidências.

Mas, bah... os comentários a esse artigo já são quase prova suficiente da veracidade do mesmo.

Anônimo disse...

Eu fumo, mais sinto que está me afetando. Tenho muitos presságios, e nostalgia. Será que isso é efeito? Algo que eu faça pode melhorar? Pode ser efeito do Haxixe também?

Anônimo disse...

vão se fode a cannabis relaxa
a cannabis é sinonimo de vida
vida eterna

Anônimo disse...

Cannabis só faz mal as grandes corporações petroquímicas e petrolíferas.
Estudem, busquem informações a respeito desta planta fantástica.

Assistam o filme feito pelos EEUU, "Hemp for Victory".
Leiam o livro do Jack Herer: "O Rei vai Nu"

Legalize Cannabis, acabemos com este tabu.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o que o ultimo comentarista disse,cada um fica dizendo o quer sobre cannabis,mas dizer que não é aceita no brasil por causa da saúde do usuário,ai entra na história das outras drogas legais,como citaram acima,já o trafico só existe pela proibição,pois usuário teria sem nenhuma problema um pé de cannabis em casa!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...