quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre Malária

Hemácias destruídas pelo protozoário da malária.


O que é?

Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito
Anopheles, infectada por Plasmodium.

Qual o microrganismo envolvido?

Protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres
humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

Como se transmite?

O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.

Como tratar?

A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde, e ser orientada pelos seguintes aspectos:

Espécie de plasmódio – dependendo da espécie de plasmódio o paciente vai receber um tipo de tratamento.

Gravidade da doença – pela necessidade de drogas injetáveis de ação mais rápida sobre os parasitos, visando reduzir a letalidade.

Como se prevenir?

Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.

Medidas de prevenção coletiva: drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra e etc.

4 comentários:

Fábio Augusto Klein disse...

Puxa muito interessante amigo

nunca tinha lido tão afundo sobre essa doença

que já não é nova, temos que ter cuidado

a malaria pode levar até a morte, valew pela info.

Fábio / blog worldcicle.com

Anônimo disse...

Olá, sou estudande do curso tec. de enfermagem, e estava procurando saber tudo sobre malária, para uma apresentaçao de seminario da materia de microbiologia. e isso mim ajudou bastante. obg.

Anônimo disse...

Obrigado! Eu estava precisando saber sobre essa doença, pois eu tinha que ter informações para um trabalho escolar e consegui aqui...
Agradeço à quem postou essas informações, porquê elas podem ser muito úteis pra qualquer um.

Anônimo disse...

muinto interresante
gostei muinto...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...