O Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é uma dilatação anormal (maior que 50% do esperado para aquele seguimento) permanente e focal desta artéria, sendo na maioria das vezes (80%) infra-renal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX8sEUOH0wnsbXaPf2Jz8BQV7M08C_P0ixLumwxu7xDRmYDzj4JqsZ4P2li4KmB_7OtUUg_ysmf8wafMXiLQucU_XKdJwkDC4xVVQoTnbFXzkmJHI6v9gqqQBzT1rqDeQEqom1YPh6RGU/s640/aneurisma+de+aorta.gif)
É uma patologia de alta incidência em indivíduos acima dos 65 anos de idade, cursando silenciosamente em grande parte dos casos, está associada à presença de hipertensão arterial e é freqüentemente diagnosticada incidentalmente quando da realização de exames para outras patologias.
A principal queixa dos pacientes é uma massa ou tumoração pulsátil em seu abdômen, frequentemente chamado de "um segundo coração na barriga". Dor lombar ou abdominal pode também estar presentes, tornando o leque de diagnósticos diferenciais muito amplo. A dor pode significar ruptura, dissecção da aorta ou até uma evolução muito rápida, bem como ainda pode ser erosão vertebral. 1/3 dos AAA's são facilmente palpáveis, por conta se seu tamanho e força de pulso.
O diagnóstico pode compreender uma USG Abdominal, USG com Doppler, Tomografia Axial Computadorizada (TAC), Angiorressonância ou Arteriografia.
O tratamento consiste em cirurgia aberta e colocação de próteses arteriais ou tratamento endovascular e suas próteses adequadas.
Abaixo, um vídeo muito interessante sobre o mecanismo do Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) e quais as possíveis intervenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário