sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que é a Homeopatia? Funciona? Placebo?




Diferentemente do que a crença popular acha, a Homeopatia não é simplesmente medicamentos naturais. O termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann define-se como uma prática baseada em quatro princípios: a Lei dos Semelhantes, a Experimentação no Homem São, as Doses Mínimas e Dinamizadas e o Medicamento Único.

  1. Lei dos Semelhantes: segundo esta, as substâncias naturais têm a capacidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. Como tomar café (em doses homeopáticas) para combater insônia.
  2. Experimentação no Homem São: os medicamentos não são pesquisados e testados em animais ou pessoas enfermas, são inicialmente administrados em um grupo de indivíduos (experimentadores). Como o medicamento pode provocar os sintomas que combatem, estes vão surgindo nos experimentadores e devidamente anotados, num processo chamado de Patogenesia. É nesta Patogenesia que os homeopatas recorrem para encontrar o medicamento mais semelhante para o caso.
  3. Doses Mínimas: já que o medicamento pode causar os sintomas, o que fazer para evitar isso? Diluir. E assim surgem as doses infinitesimais. Acredita-se que quanto mais diluida, mais energia as substâncias liberavam no processo de agitação, potencializando o mecanismo efetor.
  4. Medicamento Único: usar apenas um medicamento no paciente. Sempre aquele que contivesse o maior número de sintomas que o paciente apresenta. Esse último princípio parece apresentar algumas divergências.
É interessante observar o seguinte: como o próprio medicamento é capaz de induzir os sintomas que combate, não existe aquela história de que "se não faz bem, mal também não faz". Pode sim prejudicar e levar à danos ao organismo.


Mas e aí, será que funciona? Bom, quem é homeopata, diz que sim. Os céticos, dizem que não. Particularmente, nunca vi (também não procurei com muita vontade) algum estudo relevante e publicado que atestasse a qualidade de algum procedimento homeopático. Baseados nesse ceticismo que parece atingir uma maioria, o site "1023.org.uk - Homeopathy: There's nothing in it!" iniciou uma campanha/desafio. Embasados pela teoria que, se usado erroneamente, a substância homeopática pode ser prejudicial, eles desafiam qualquer um à suicidar-se com essas substâncias. Até agora não houve relatos de que alguém morreu, mas a lista de tentativas está extensa. Abaixo, um vídeo de uma tentativa frustrada em Natal, RN.


Existem outras tentativas nacionais, que incluem: Rio de Janeiro, Piracicaba, Porto Alegre e Santos. E aí, você acredita na Homeopatia?

Fontes:


Um comentário:

Unknown disse...

Ola amigo
sobre o suicidio por homeopatia existe uma matéria que acho que era de 2010 sobre cientistas britanicos e céticos sobre a homeopatia...
aqui esta a matéria
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2811/fracassa-suicdio-homeoptico-de-cticos-britnicos
abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...