terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde Pública e o Costume Esquimó

O que os Esquimós tem haver com a Saúde Pública Mundial?


Você deve conhecer a Hepatite B não é? Pois bem, recapitulando, é um vírus transmitido pela troca de fluidos corporais (sémen, fluidos vaginais) e sangue. A transmissão ocorre verticalmente (mão para filho na gestação) e através de práticas sexuais e de transfusão. É um vírus cerca de 50 a 100 vezes mais infeccioso que o HIV. Seus estágios mais avançados compreendem a Hepatite Crônica, Cirrose Hepática e Hepatocarcinoma. Mas, afinal, onde entram os Esquimós nessa história?

De acordo com a OMS, há uma alta incidência de contaminação por Hepatite B na America do Norte, especificamente, no Alaska. Isso mesmo, realmente entre os Esquimós. Tudo isso se deve a um curioso costume cultural. Se você for visitar um Esquimó e precisar passar a noite lá, ele irá considerar uma grave desfeita de você não dormir com sua esposa. É amigos, qual a serventia do egoísmo? É fascinante a humildade pregada por eles de oferecerem o melhor que tem aos seus visitantes (admiro, porém não adotaria =D).O grande problema é a disseminação de DST's devido a estes fatos. Bom, caso alguém precise ir ao Alaska, vá prevenido. Certifique-se que é vacinado, pois a mesma existe e é bastante eficaz, e use sempre preservativo. Afinal, prevenir é melhor do que remediar. Eu prefiro continuar com o sol e o litoral do meu país.

Fonte da incidência e prevalência: OMS

Um comentário:

eu disse...

ALAN VENDAS

QUEM IMAGINARIA QUE ESQUIMÓS PUDESSEM SER TÃO PARCEIROS,HUAHUHAUUA.NO ENTANTO É DE SE ASSUSTAR COM ESSA DISSEMINAÇÃO DE DST'S E DE HEPATITE.DEVE EXISTIR UM PROBLEMA QUANTO AO USO DE CAMISINHA ATÉ PORQUE SERÁ QUE A TEMPERATURA AMBIENTE INVIABILIZA A INTEGRIDADE DA CAMISINHA.

OTIMO BLOG...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...