quarta-feira, 4 de maio de 2011

Como escolher e crescer com a escola médica?

Atualmente, a amplitude de opções de escolas médicas, desde as mais distantes às mais conceituadas, revele uma grande diversidade de médicos, cada uma com sua característica. Mas para que está procurando entrar, quais os melhores critérios a serem analisados? Excluindo-se toda a discussão sobre métodos de entrada e o nível de dificuldade em todo o país, alguns critérios são imprescindíveis na ponderação da escolha do seu futuro.

  1. Perfil da instituição: esta escola possui bases de pequisa centralizada nos conceitos fundamentais e na transmissão do conhecimento? É uma escola que enfatiza a produção de ensaios clínicos? Há uma atenção especial para a saúde coletiva e global? Existe uma política de justiça social? As respostas deste item devem lhe fazer refletir sobre os objetivos e compromissos dessa escola.
  2. População envolvida: vai influenciar diretamente no seu ensino. Você vai conviver com populações rurais ou urbanas? Carentes? Zona de fronteira internacional? Atenção primária, secundária e terciária? Essas pessoas vão ser responsáveis pela sua realidade durante 6 anos. Exemplo: estudo no Norte do país, logo, teoricamente, a grande incidência de doenças infecto-parasitárias deve influenciar positivamente nos conhecimentos nessa área.
  3. Companheiros: os fins de semana também contam para quem faz medicina. Conhecer bem quem vai lhe acompanhar nesse processo lhe dá uma idéia do que é possível produzir em conjunto. Serão 6 anos de convívio. Não iluda-se, em algum momento você irá precisar deles e o contrário também ocorrerá.
  4. Academia: currículo é currículo e ponto final. Não entre na instituição de ensino já querendo derrubar os outros pensando em futura concorrência. No final, não é o que você fez contra os outros que vai contar, mas sim o que você fez por você mesmo. Portanto, faça amizades, inclua-se em grupos de pesquisa/estudo/recursos, compartilhe anotações e procure somar verdadeiros companheiros.
  5. Localização: você quer estar perto da família? Está preocupado com relacionamentos à distância? Tem vontade de explorar um novo lugar e um novo convívio? Gostaria de conhecer uma nova cultura? Todos deviam se fazer estas perguntas e aí definir o que realmente é importante pra você. Lembre-se, para tudo na vida tem um jeito, basta achá-lo.


Finalmente, sei que nem todas essas questões são avaliadas e no final das contas a gente sempre vai para onde consegue passar. Mas pense bem, mesmo que sua instituição não seja ideal, ela não é responsável por tudo durante o período acadêmico. Existem vários fatores totalmente alheios à localidade ou distância. Agora, uma reflexão: o que você está fazendo para melhorar o seu ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...