![](http://www.dicasdesaude.info/blog/wp-content/uploads/2011/09/saude-do-caracao.jpg)
Ao menos uma vez na vida, você já deve ter ouvido falar no tal estudo de Framingham sobre fatores de risco para doenças cardíacas. Acertei? O Framingham Heart Study foi um projeto ambicioso de pesquisa em saúde e seus resultados são parâmetros clínicos até os dias atuais.
Mais de 5 mil indivíduos, com idades entre 30 e 62 anos foram incluídos no estudo na cidade de Framingham, Massachussets. Em 1948, os indivíduos continuaram a comparecer a cada dois anos para relatar a história médica detalhada, exame físico e testes laboratoriais, e em 1971, o estudo registrou uma segunda geração - de 5.124 crianças participantes original "adulto e seus cônjuges. De lá pra cá, o estudo já encontra-se na terceira geração de participantes.
A verdadeira importância desse estudo se dá pela caracterização de forma consistente de quais os maiores fatores de risco para doenças cardíacas - pressão alta, colesterol elevado, tabagismo, obesidade, diabetes e sedentarismo - e fatores associados, como triglicerídeos e colesterol HDL, idade, gênero e questões psicossociais. Os conceitos obtidos com esse estudo tornou-se parte integrante do currículo médico moderno e tem levadoao desenvolvimento de tratamentos eficazes e estratégias de prevenção na prática clínica.
À partir desses dados, foi possível a formulação de cálculos específicos que procuram estimar a probabilidade para o surgimento de diversas outras co-morbidades, tais como: fibrilação atrial, doença cardiovascular, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial coronariana, diabetes, doenças cardiovasculares em geral, hipertensão e etc.
A melhor parte vem agora: todos esses dados e as calculadoras para esses fatores de risco estão disponíveis gratuitamente no site Framingham Heart Study ou, se preferir, faça o download dos arquivos no excel (cálculo usando perfil Lipídico ou Índice de massa corporal). Vale muito à pena conferir. Afinal, todos os profissionais da área de saúde se deparam situações similares diariamente. Informação e conhecimendo é a nossa maior arma. Não podemos negligenciar nada, já que lidamos com vidas.
Para os que gostam de pesquisa científica, o Framingham Heart Study é um prato cheio de idéias brilhantes prontas para serem desenvolvidas.
Se quiser saber um pouco mais - em português - sobre os cálculos desse estudo, recomendo a leitura desse artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário