quarta-feira, 23 de março de 2011

Risco para Doenças Cardíacas de Framingham



Ao menos uma vez na vida, você já deve ter ouvido falar no tal estudo de Framingham sobre fatores de risco para doenças cardíacas. Acertei? O Framingham Heart Study foi um projeto ambicioso de pesquisa em saúde e seus resultados são parâmetros clínicos até os dias atuais.

Mais de 5 mil indivíduos, com idades entre 30 e 62 anos foram incluídos no estudo na cidade de Framingham, Massachussets. Em 1948, os indivíduos continuaram a comparecer a cada dois anos para relatar a história médica detalhada, exame físico e testes laboratoriais, e em 1971, o estudo registrou uma segunda geração - de 5.124 crianças participantes original "adulto e seus cônjuges. De lá pra cá, o estudo já encontra-se na terceira geração de participantes.

A verdadeira importância desse estudo se dá pela caracterização de forma consistente de quais os maiores fatores de risco para doenças cardíacas - pressão alta, colesterol elevado, tabagismo, obesidade, diabetes e sedentarismo - e fatores associados, como triglicerídeos e colesterol HDL, idade, gênero e questões psicossociais. Os conceitos obtidos com esse estudo tornou-se parte integrante do currículo médico moderno e tem levadoao desenvolvimento de tratamentos eficazes e estratégias de prevenção na prática clínica.

À partir desses dados, foi possível a formulação de cálculos específicos que procuram estimar a probabilidade para o surgimento de diversas outras co-morbidades, tais como: fibrilação atrial, doença cardiovascular, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial coronariana, diabetes, doenças cardiovasculares em geral, hipertensão e etc.




A melhor parte vem agora: todos esses dados e as calculadoras para esses fatores de risco estão disponíveis gratuitamente no site Framingham Heart Study ou, se preferir, faça o download dos arquivos no excel (cálculo usando perfil Lipídico ou Índice de massa corporal). Vale muito à pena conferir. Afinal, todos os profissionais da área de saúde se deparam situações similares diariamente. Informação e conhecimendo é a nossa maior arma. Não podemos negligenciar nada, já que lidamos com vidas.

Para os que gostam de pesquisa científica, o Framingham Heart Study é um prato cheio de idéias brilhantes prontas para serem desenvolvidas.

Se quiser saber um pouco mais - em português - sobre os cálculos desse estudo, recomendo a leitura desse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...