sexta-feira, 25 de março de 2011

Diabetes Mellitus: Quando suspeitar?


Esse é o primeiro de uma série de três post sobre Diabetes. Neste, como suspeitar. Os próximos serão: "Diabetes I e II: Qual a diferença?" e "Diabetes Mellitus: Complicações graves e como prevenir".

Você já deve ter ouvido falar algum dia, "sou diabético" e assustou-se - mesmo sem saber ao certo o que significa - com a idéia e a força que essa expressão possui.

Diabetes Mellitus é uma doença de caráter endócrino-metabólico que altera o metabolismo da glicose por meio da Insulina (um hormônio secretado pelo pâncreas responsável por permitir a entrada de glicose dentro de uma célula). Existem dois tipos básicos de diabetes: o tipo I (insulino-dependente) e o tipo II (não insulino-dependente).

Os prejuízos dessa doença estão intimamente relacionados com o estado de hiperglicemia (altos níveis de glicose no sangue). Esses níveis altos acarretam em sinais e sintomas iniciais que podem ser observados e ajudam no diagnóstico da doença. Existem três sintomas que, quando presentes, caracterizam sinal de alerta à doença: poliúria (aumento na produção de urina rica em glicose), polidipsia (a hiperglicemia aumenta a pressão oncótica do sangue, fazendo com que água saia das células, enviando ao Sistema Nervoso Central a informação que o corpo necessita de água, e este, induz a sensação de sede) e polifagia (como a glicose não consegue entrar na célula, esta encontra-se em estado de "fome" e da mesma forma envia mensagem ao SNC para que estimule a sensação de apetite).
Traduzindo: se você tem sede frequentemente, sempre está com sensação de apetite, urina várias vezes ao dia e essa urina tem sinais de glicosúria (urina concentrada, de cor amarelo-forte, pode apresentar acúmulo de formigas no vaso devido à "urina doce"), procure imediatamente um endocrinologista para investigar se existe a possibilidade da doença.

O diagnóstico faz-se aferindo a Glicemia do paciente, em jejum de pelo menos 8 horas. Se este valor for superior a 126mg/dl, por pelo menos duas vezes, está confirmada a doença. Ainda é possível lançar mão do Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) para confirmar o diagnóstico. Não esqueça, o diagnóstico da Diabetes sempre será pelo médico. 

Não tenha medo, quanto antes realizada a descoberta, melhor o prognóstico. Até o próximo post!

3 comentários:

fábio siebra disse...

Ray

Essa postagem é de utilidade pública.
O bom sempre é a população ter esclarecimento e conhecimento dos problemas que terá que enfrentar.Diabetes - muitos conhece a doença mas muitos desconhece os tipos,as formas de identificar. Por isso,a importância desse e os demais post.

Um Abraço

Ray disse...

Exatamente a minha intenção: simplificar e tornar acessível ao indivíduo. É uma doença de caráter público, então devemos tratá-la como tal!

Ainda vêm mais dois posts por aí, finalizando informações sobre diabetes, por hora!

Obrigado e abraço!

Anônimo disse...

sou diabetica tipo dois, fiquei desisperada quando recebi esta noticia. quero saber se o que sinto pelo corpo (tipo mordida de formiga)e proveniente da diabetes?tenho 53 anos e cuido tambem da minha mae de 78 anos, com o mesmo problema, sou solteira e fico um pouco desestabilizada. Como passar confiança para minha mae se eu não a tenho? um abraço, kat.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...