domingo, 8 de maio de 2011

Porque as mulheres sofrem mais com a Infecção do Trato Urinário (ITU)?

Não é nenhuma novidade que mulheres convivem com uma maior facilidade e frequëncia com as infecções urinárias do que o homem. A incidencia de infecção urinária é mais frequentes, na mulher na epoca de periodo reprodutivo(gravidez) Embora possa ocorrer desde a infância até a velhice.

A mulher é mais susceptível a infecção urinária, por sua própria constituição anatômica(uretra mais curta). A proximidade da região vulvar e perineal ,os hábitos de higiene, as relações sexuais, traumatismos da uretra,a gravidez, o climatério(devido ao hipoestrogenismo),a menopausa,o diabetes,os cálculos renais são fatores predisponentes.

Constituição anatômica: a uretra (órgão que conduz a urina da bexiga até o meio externo) feminina é muito menor que a masculina (aproximadamente 20cm a masculina e 4cm a feminina), fazendo com que o "caminho" a ser percorrido pelos agentes causadores seja muito menor.

Proximidade da vulva e o períneo: todos sabem que as fezes são altamente contaminadas e nestas estão, muitas vezes, as próprias bactérias que habitam nosso intestino e são sim nocivas. Essa proximidade propicia uma maior suscetibilidade à infecções e a higiene é fundamental.


Hábitos de higiene: importantíssimo para a mulher. Se realizada de forma insuficiente ou inadequada, deixa a vulva exposta aos microorganismos presentes na região anoperineal. Portanto, esta deve ser feita sempre no sentido anterior-posterior e nunca da forma inversa, pois senão a própria higiene leva os microorganismos para a uretra.

Relações sexuais e traumatismos na uretra: desde microtraumas nas mucosas, maior probabilidade de DST's, alteração do ph de flora até uma troca simples de fluidos que pode criar um ambiente propício.

Climatério: o estrogênio é um dos principais fatores que mantém o muco de forma adequada. Este, é fundamental na proteção e manutenção do ph na mulher.

Gravidez: alterações no ph, mucosas, dilatação do trato urinário, estase urinária com ou sem compressão dos ureteres, urina rica em nutrientes e outros fatores.

Diabetes: a urina doce é um prato cheio para os microorganismos, além de alterações no ph e a presença de outras substâncias na urina, tornando-a um meio de cultura ótimo para os agentes nocivos, pois o diabetes pode levar à lesão renal.

Cálculos renais: podem alterar a constituição da urina, causar estase venosa e traumas no trajeto urinário, acarretando na presença de sangue na urina.

Das complicações, a pielonefrite e septicemia, respectivamente, são as mais temidas e incitam que fatores preventivos e cuidados inicias são de suma importância nessa patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...