![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7eZQmu_UsrbA1aud_LNm1WjVfsQYSNxjOjavgpKTvrCy5HyNoVE0QAOIxnVbiG5LfzZfOy4xqS7fflSMsAIXVTsQUlT5dsPfpn78UkBgeCH-wVy5bzC14h2TIASL5hStSE-kL0fmFpYs/s1600/proctologo-blog.jpg)
- Comece a consulta reclamando da demora, mesmo que tenha sido atendido rapidamente. Depois, diga ao médico que ele é o terceiro que você procura pelo mesmo motivo, e que você só quer mais uma opinião, pois não confia muito em médico. Diga também aquela frase clássica: "Cada médico fala uma coisa !"
- Nunca responda diretamente às perguntas. Se ele perguntar se você teve febre, diga que teve tosse.
- Leve sempre 3 crianças com você (nem precisam ser seus filhos), especialmente aquelas que mexem em tudo, sobem nos móveis e ficam fazendo perguntas no meio da consulta. Combine, previamente, com uma delas, para quebrar o termômetro do médico.
- Peça receita de um medicamento controlado. Diga que não é para você, mas para uma vizinha muito amiga sua. Não esqueça de dizer que ela toma esses remédios há anos e que não fica sem ele, e que você quer retribuir um favor dela.
- Quando o médico estiver se despedindo de você, já na sala de espera, diga bem alto, para os outros ouvirem também: "Vamos ver se agora o senhor acerta!"
- No retorno da consulta, inicie com: "Estou pior que antes". Aproveite para incluir, no relato, novas queixas. Diga que você passou por um farmacêutico, muito antigo e muito conceituado no bairro que a sua tia mora, e ele resolveu trocar os remédios.
- Insista para que o médico tente descobrir a causa daquela cólica que você teve há seis meses, e que desapareceu misteriosamente. Insista em contar os sintomas com riqueza de detalhes.
- Traga os exames solicitados por médicos de outras especialidades. Se ele for clínico geral, consiga um eletroencefalograma para ele dar o laudo. Pergunte se ele faria o favor de ver a mamografia da sua vizinha (outra).
- Descubra onde seu médico dá plantão à noite, e só passe a procurá-lo lá. Dê preferência a hospitais públicos, onde ele não ganha por ficha de cliente.
- No final da consulta, pergunte se ele não faria o favor de dar um atestado, pois você não "teve condições de trabalhar hoje", ou, então, diga que você tinha que resolver uns probleminhas pessoais e não deu para ir trabalhar.
- Já que estamos falando em atestados, não esqueça-se de pedir um também para sua vizinha, pois você ainda deve outros favores à ela.
- Ao chegar no consultório, experimente dar-lhe o seu diagnóstico e pedir-lhe para já receitar o medicamento que você indicar. Ex.: Doutor, estou com Lombalgia (dor nas costas), acho bom o Sr. passar uma Benzetacil pra mim!
- Lembra da vizinha? Pois é, pergunte para ele se pode trazer a vizinha para tomar uma Benzetacil também, pois ela está sentindo a mesma coisa.
- Coloque o despertador para 3:00 da manhã e vá ao plantão noturno dele. Ao ser questionada do motivo pelo qual está no hospital, responda-lhe que está com insônia.
- Leve um de seus filhos - que não tem nada - e diga-lhe que ele teve febre no dia anterior, mas não veio antes por falta de tempo. Se ele perguntar sobre a febre, responda com um sorriso no rosto: "Já passou, mas resolvi vir por precaução".
Obs.: Importantíssimo: este texto é apenas humorístico. Se for tentar na vida real, esteja bastante ciente dos riscos. Caso seu médico tenha o costume de assistir House, você corre um sério risco de ele suspeitar que seu caso é de febre e submeter-lhe à uma aferição de temperatura com termômetro no reto. Médicos são seres humanos e também podem ser vingativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário